Todos

Conheça a história e como é a produção da embalagem flexográfica

Quando se fala em embalagens de produtos, em muitos casos pensamos em caixas estilizadas e personalizadas onde os produtos são acondicionados para a sua venda final. Entretanto, há ainda neste processo outros tipos de caixas, utilizadas para transportar com segurança estas outras menores. Elas são, em sua maioria, uma embalagem flexográfica que carrega ainda marcas e mais informações da empresa.

Em suma, a embalagem flexográfica é uma caixa de papelão que recebe a impressão em relevo na superfície do material. Neste artigo, vamos contar a história deste tipo de embalagem, como ela é feita e as soluções da Metagraf para diversos segmentos do mercado. Confira!

Como surgiu as embalagem flexográfica

Este tipo de embalagem surgiu no final do século XIX em empresas na Inglaterra e nos Estados Unidos, sendo utilizada uma técnica de impressão em relevo a partir de chapas ou borrachas para pigmentar o papelão. Desta forma, ela se colocou inicialmente como uma alternativa à litografia, que era a mais utilizada à época.

Quase meio século depois, a técnica se desenvolveu consideravelmente, permitindo a pigmentação com tintas coloridas nas embalagens. Desta forma, as caixas com impressão flexográfica deixaram apenas de serem embalagens para acondicionamento e transporte de produtos para também carregarem e divulgarem a marca no mercado. Vale destacar que o nome “impressão em flexografia” para o processo foi definido apenas em 1952.

Entenda o processo de impressão

O primeiro passo para realizar a impressão em flexografia é montar um clichê com as informações que serão impressas em alto relevo na superfície do papelão ondulado. Desta forma, apenas a área que entrará em contato com o clichê receberá pigmentação, mantendo o entorno sem tintura. 

Assim, ocorre uma impressão direta, sem qualquer tipo de mediação, sendo um sistema versátil para atender a diversos materiais além do papelão ondulado, como o plástico e a cerâmica, por exemplo. Vale destacar que as tintas utilizadas são à base de água e que este processo permite a aplicação de até 4 cores na impressão.

Metaflex: referência em embalagens flexográficas

A Metagraf é referência em atender às variadas necessidades de clientes com relação à qualidade e agilidade através dos produtos Metaflex. Desenvolvemos soluções em embalagens flexográficas em papelão ondulado através de caixas master do tipo estojo e caixa normal

Para tal, utilizamos materiais como Kraft e chapas de corrugado onda B, C ou BC, todos com impressão em até 4 cores. Desta forma, entregamos embalagens eficientes, seguras e modernas para atender grandes marcas. Entre em contato e saiba mais sobre a nossa tecnologia!